DETALLE DEL ARTÍCULO

Um estranho través na moda na virada do milênio Un extraño cruce en la moda en el cambio de milenio An Uncanny Slant on Fashion at the Turn of the millennium / Un extraño cruce en la moda en el cambio de milenio
SUZANA AVELAR Y MAURÍCIO AYER DOI http://dx.doi.org/10.35659/designis.i32p133-143 PALAVRAS-CHAVE PALABRAS CLAVE / KEYWORDS Moda; estranho; milênio; contemporâneo. Moda; extraño; milenio; contemporáneo. Fashion; uncanny; milenium, contemporary.
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Copyright (c) 2020 Suzana Avelar y Maurício Ayer

RESUMEN

Na virada do segundo para o terceiro milênio, percebem-se no campo da moda elementos peculiares da cultura atravessada pelo digital, que possibilitam traçar aproximações no que concerne o funcionamento daquela como desta. As hibridações intensificadas pelos formatos digitais promovem a dissolução de fronteiras e nos colocam diante do “estranho”, tal como o concebem Bauman e Zizek. Propõe-se aqui um revisão pontual de um través da moda sensível a esse estranho, sugerindo uma possível leitura de contribuição e questionamento para a atualidade da moda. Traça-se um fio em que se perfilam lado a lado os trabalhos de criadores como o brasileiro Alexandre Herchcovitch, os japoneses Yohji Yamamoto e Rei Kawakubo, os belgas Walter van Beirendonck e Martin Margiela, e de centros de pesquisa como o MIT (EUA), Textile Future Research Group (University of Arts, Reino Unido) e o grupo SymbioticA (Austrália), entre outros..

En el cambio del segundo al tercer milenio, percibimos en el campo de la moda elementos peculiares de la cultura construidos con lo digital, que permiten hacer aproximaciones con respecto al funcionamiento de ambos. Las hibridaciones intensificadas por los formatos digitales promueven la disolución de los límites y nos colocan ante el extraño, tal como lo concibieron Bauman y Zizek. Se propone aquí una revisión puntual a través de la moda sensible a este extraño, lo que sugiere una posible lectura de contribución y cuestionamiento a la moda actual. Se dibuja un hilo en el que lado a lado las obras de creadores como el brasileño Alexandre Herchcovich, los japoneses Yohji Yamamoto y Rei Kawakubo, los belgas Walter van Beirendonck y Martin Margiela, y centros de investigación como MIT (EUA), Textile Future Research Group (University of Arts, Reino Unido) y SymbioticA (Austrália), entre otros.

The classical semiotics of fashion (1960-2000) concluded that it is impossible because fashion is a paradoxical, fragile and empty system, characterized by the disappointment of meaning (Barthes 1967). The fashion neosemiotics (2000-2020) tries to overcome this problem y re-signifying the phenomenon of clothing trends through resiomitzation strategies: revitalizing the signifiant from the brand as a powerful hypericonema; at the level of meaning revealing its effect of meaning, seduction and enhancing the reference through the use of artistic and social phenomena. The future semiotic reflection on fashion must take into account a paradigm shift in its communicative support, from printed magazines to social networks such as Instagram, much more effective.

BIOGRAFÍA DEL AUTOR

Suzana Avelar Is a professor doctor in University of São Paulo (USP), Textile and Fashion course, author of the book “Moda, globalização e novas tecnologias”, SENAC/ Estação das Letras e Cores. Her research areas are set in fashion studies, fashion and handcraft and fashion technologies, theories of culture and digital culture. E-mail suzanavelarbr@gmail.com

Maurício Ayer Leciona Literatura Francesa na Universidade de São Paulo (USP). Formado em Música/Composição pela FASM, fez doutorado e pós-doutorado na FFLCH/ USP e especialização na Universidade de Paris 8. Pesquisa as relações entre a literatura e as outras artes, em especial a música, e a presença da cachaça na literatura brasileira. E-mail mauayer@gmail.com

Recibido 19/02/2020 – Aprobado 21/02/2020